segunda-feira, 2 de abril de 2012

Colomba Pascal: o doce com sabor de paz!


Um pão especial em formato de uma pomba para simbolizar a paz, também considerado um símbolo cristão: as histórias criadas em torno desta delícia preparada tradicionalmente com frutas cítricas cristalizadas e até lascas de cascas de laranja contam que o formato simbólico da massa representa a proposta amenizadora das tensões militares da guerra entre as cidades de Pávia e Panônia, durante a década de 530, na Itália. De acordo com a lenda o rei de Pávia, Lombardo Alboíno, teria desistido da vingança contra a região combatente depois de receber este pão doce como um presente de paz de um confeiteiro da tal cidade. Para a cultura cristã a Colomba Pascal representa ainda a chegada do "Espírito Santo" (deidade que compõe a Santa Trindade dos preceitos cristãos).


Para quem for preparar a receita em casa, o "ponto de véu" é o grande segredo que confere maciez ao pão doce "A massa deve ser batida até adquirir uma consistência maleável, macia, mas firme o suficiente para esticá-la sem arrebentá-la. Para conseguir este ponto, às vezes é necessária a adição de pequenas quantidades de água enquanto a massa é sovada"


Colomba Pascal


Ingredientes
1 e ½ colher (sopa) de fermento seco ou
45g de fermento fresco
½ xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de margarina sem sal
2 ovos
800g farinha de trigo (aproximadamente)
2 gemas
Raspas de laranja
200ml de leite
2 colheres (sobremesa) de essência para panetone
250g de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate
250g de uvas passas (se você quiser diversificar)
1 colher (sobremesa) de emulsificante para pães
Cobertura
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) açúcar impalpável
½ xícara (chá) de castanha de caju
2 claras
Essência de amêndoa ou nozes
Modo de Preparo

Misture o fermento seco com uma parte da farinha e reserve. 
Junte todos os ingredientes um por vez, sove delicadamente para homogeneizar os ingredientes até soltar das mãos. A massa fica macia. Faça bolas coloque em formas próprias para Colomba e deixe dobrar de volume. Essa massa é mais demorada. Misture os ingredientes da cobertura e regue toda a superfície da Colomba. Jogue amêndoas em lascar por cima e leve para assar em forno moderado por aproximadamente 50 minutos ou até ficar dourada e firme. Retire do forno, deixe esfriar e jogue açúcar de confeiteiro em cima.

Receita enviada pela Padaria Romana e quem não quiser colocar a mão na massa, a confeitaria disponibiliza a colomba em 02 versões, 600gr (tradicional) R$21,90 e de chocolate 600gr, R$23,80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário