domingo, 29 de abril de 2012

Receita de Hamburguer Americano


Quem não gosta de um belo e suculento hamburguer? Este sanduíche popular em quase todo o mundo, é vendido em carrinhos de rua, restaurantes especializados e também por grandes franquias multinacionais com atuação global.
Encontramos os mais variados preços para esta iguaria...de 5 à 70 reais ou até mais...Vamos dar a receita dos hamburguers encontrados em hamburguerias ao estilo americano, como Joe e Leos, Fifties, Outback...Ou seja...os de 70 reais!!

Uma das histórias sobre sua origem remete ao século XIII, quando cavaleiros tártaros moíam a carne dura e crua durante as cavalgadas, colocando-a sob suas selas. Após algum tempo de travessia, o alimento se transformava em uma "massa" mais macia e fácil de mastigar. Feito de Dijo do Boi. 

Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a idéia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã. 

No século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome dehamburg style steak (bife ao estilo hamburguês).

Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana.

O hambúrguer no Brasil

A introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon, que abriu em 1952, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira lanchonete, a Bob's, e que seguia os padrões americanos. Também foram introduzidos o milk shake e o sundae. Esta lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, sendo frequentada por celebridades da época, como o compositor Villa Lobos, o músico de jazz Booker Pittman, entre muitos outros.

Bom...Informações muito interessantes, mas nosso negócio é MÃO NA MASSA!!!

Veja o vídeo da receita




Receita Hamburguer Americano*

Ingredientes


1 quilo de carne moída (patinho de preferência)
100g bacon lombo moído junto com a carne
2 ovos
1 pacote de creme de cebola ou 50 g de cebola moída.
2 colheres de molho de Worcestershire (Inglês)
½ pimenta dedo de moça picada ou 25g de pimenta calabresa
Cheiro verde picado bem miúdo a gosto 
1 pitada de noz moscada
Tempero feito de alho, sal e cebola, moído até ficar em pasta.


Modo de Preparo

Misture tudo numa vasilha até ficar homogêneo, faça os hamburgers do tamanho que preferir, importante ele ficar alto para ficar “suculento” e parecido com os americanos (indico 200g), pode envolvê-los em plástico transparente e pode armazena-los por até 10 dias.

Utilize um grill, grelha ou chapa, o ponto é bem passado por fora e ao ponto por dentro...lembre-se que o hambúrguer é grosso e se não assar bem ficará cru por dentro.

"Monte" o hamburguer com pão adequado, tomate, alface e queijo...este é bem simples e você pode usar toda criatividade ou apenas reproduzir o que conhece...
Bom apetite!!!

*Nesta receita adaptei várias receitas captadas na internet e preparei uma "personalizada"...ficou muito saboroso!!!

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário