quarta-feira, 18 de maio de 2011

A sofisticação do “café nosso de cada dia”


Para os apreciadores o aroma que se espalha no ambiente é inrresistivel, a bebida vem em xícaras simples ou sofisticadas, taças ou canecas, pode ser gelado, quente e, acompanhado com iguarias ou acrescentada a outros sabores. Se estiver com sono ajuda a despertar e para os fumantes é um ótimo companheiro. Uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, o café é muito importante para a economia do país.

Originário da Etiópia, por volta dos anos 800, os frutos do café começaram a ser consumidos como uma pasta fortificante, usada para que os árabes ficassem mais tempo acordados para realizarem suas orações. Na Europa foi usado inicialmente como remédio e a partir do século XVII passou a ser adotado como bebida. Chegou ao Brasil em 1727 e, em 1830 o café transformou-se no principal produto de exportação do país. Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial, sendo responsável por 30% do mercado internacional e, também, o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.
Ao decorrer dos anos a bebida ganhou sabores, texturas, mitos, benefícios e malefícios. Frequentar cafeterias ou boutiques de café tornou-se um hábito cada vez mais comum. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), nos últimos sete anos, o consumo do café fora de casa cresceu 170%. Ainda de acordo com a Associação as cafeterias do Brasil tiveram uma expansão significativa. O setor cresce 20% ao ano e já contabiliza mais de 2.500 estabelecimentos no país. Cresceu tanto que hoje existem feiras e concursos internacionais de cafés especiais no mundo e surgiram novas especializações.


 Empresários perceberam que esta nova demanda é atrativa e gera lucros. Começaram a investir em boutiques, franquias de café e, nas sofisticações de suas cafeterias, deixando o ambiente agradável, trazendo ao consumidor novidades, conforto e aconchego. A contratação de baristas, pessoas especializadas no preparo do café, se tornou mais comum nestes lugares e até mesmo nas padarias mais modernas.
Os baristas estudam a história, o cultivo, os tipos de grãos, e as origens, Criam novas receitas tanto do expresso, quanto de cappuccinos e outros drinques e coquetéis à base do café. Hoje encontramos a bebida com chantili, com leite, chocolate, leite condensado, vodca, rum, conhaque, entre outras. Além de ser usado como ingrediente no preparo de bolos, tortas e doces.


Texto: Anieli Barboni - Lance Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário