segunda-feira, 16 de maio de 2011

Que tal um pão de queijo?


Esta com fome? Que tal um pão de queijo. E melhor, se este for recheado?
Assim como a tecnologia se renova as receitas também. A pedida da vez é combinar pão de queijo com recheios doces e salgados. Uma mistura diferente e que agrada muitos. Você pode encontrar esta iguaria em Cafés e em diversos shoppings e cidades do país. São recheios de queijo, cheddar,queijo com azeitona, Polenguinho , doce de leite entre outros.

Você sabe a origem do pão de queijo?
Apesar de ser típico de Minas Gerais, a história de sua origem tem várias versões.
Primeiro surgiu a goma, vindo da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo. Depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos se incorporou ao biscoito que, foram moldados em pequenas bolinhas e assados.
Outra possibilidade é que a receita tenha surgido nas fazendas de Minas, onde comer queijo após as refeições era hábito antigo e as sobras do queijo que endureciam eram aproveitadas. Como a farinha que chegava até as cozinheiras da fazenda era de baixa qualidade, elas passaram a substituí-la por polvilho nas receitas dos pães e acrescentando o queijo sobrado, daí originou o seu nome.

Somente na década de 1960, com o desenvolvimento e expansão das quitandas e dos mercados, o pão de queijo expandiu e conquistou a culinária brasileira e de diversos países. Com este crescimento apareceram novas tecnologias de processamento e de equipamentos e, surgiram criatividades como, pão de queijo com chocolate, com ervas, com goiabada e o recheado.

Já te deu água na boca? Então, que tal aproveitar e por a” mão na massa”.








Ingredientes:

1 quilo de polvilho (pode ser doce ou azedo);

500 gramas de queijo Minas Padronizado ou Curado;

500 ml de leite;

5 ovos;

2 colheres de sopa de manteiga;

1 colher de sobremesa de sal.

Modo de fazer:
Peneire o polvilho numa gamela. Meça o leite, a manteiga e o sal, aqueça-os até que a manteiga esteja totalmente derretida e o leite numa temperatura em torno de 90°C.

Adicione o leite (com a manteiga e o sal) sobre o polvilho, mexendo lentamente (este procedimento é denominado de escaldo do polvilho), irá permitir que o pão cresça melhor e se torne mais digerível.

Depois de escaldado, deixe que esta mistura resfrie um pouco e adicione os ovos. Esfarinhe a massa com as pontas dos dedos e solve muito bem. A massa deverá ficar maleável e uniforme, adicione o queijo (previamente ralado) e regule o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário. Molde sob formato de bolinhas no tamanho que preferir e leve ao forno previamente aquecido (a massa fria não gruda nas mãos).

O tempo para assar o pão de queijo fresco (que não esteja congelado) normalmente é 20 minutos, sob forno previamente aquecido, que não deve ser aberto até o ponto final.

Naturalmente o pão de queijo congelado irá gastar mais tempo.

Dicas:
. Use um queijo com sabor autêntico, como um Minas Curado ou um bom Parmesão, afinal de contas pão de queijo tem que ter queijo, né verdade?

. Deixe o polvilho escaldado, esfriar, e somente depois adicione os ovos.

. Pré aqueça antecipadamente o forno para assar o seu pão de queijo.

. Caso queira inovar, adicione um pedacinho de Gorgonzola, ficará "bão demais". Bacon moído, alho, cheiro verde também dará um delicioso pão de queijo. Faça um festival em casa!

. Para completar, coe um cafezinho e saboreie seu pão de queijo com um também autêntico
requeijão de barra, também das Minas Gerais.


Texto Anieli Barboni - Lance Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário