Uma ótima opção para quem gosta de peixe é o Salmão. Conhecido por ser uma fonte de ácidos graxos ômega-3 que é importantíssimo ao organismo humano, pois tem a propriedade de evitar as placas obstrutivas das artérias, além de combater os triglicerídeos e diminuir o colesterol.
Aliado à todo este benefício à saúde, o peixe é bastante saboroso e permite muitas variações de molhos e receitas, do cru ao de forno, é sempre uma deliciosa opção!
Ficha técnica peixe
Nome: Salmão
Nome científico: Salmonidae
Água doce ou salgada: Doce/ Salgada
Características: O salmão é um dos maiores representantes de sua família, que é a mesma das trutas. Normalmente, ele atinge cerca de 70 cm de comprimento e até 8 kg, quando adulto.
Seu corpo é delgado e bastante hidrodinâmico, com escamas de cor prateada brilhante e pequenas manchas arrendondadas em um tom de prata mais escuro no dorso. Possui uma poderosa cauda, importante nos períodos de reprodução.
Hábitos: A espécie nasce nas cabeceiras dos rios e, depois de um a cinco anos, parte para o oceano em busca de alimento. Na época do acasalamento, os exemplares retornam ao mesmo lugar onde nasceram para se reproduzir.
Vamos à receita...
Salmão com batatas
Na busca de um sabor "perfeito" para o salmão já fiz várias experiências, e dessa vez cheguei a uma receita deliciosa, não que as outras ficassem ruins, mas não vejo muita graça no salmão com sal e manteiga, gosto de um sabor mais marcante, e se não conseguirmos dosar o tempero, não conseguimos sentir nem o sabor do próprio salmão. O segredo é equilibrar o tempero e as especiarias, em relação ao salmão...
testem essa receita, arrancou suspiros aqui em casa...
Ingredientes
500g de Salmão
1/2 Limão siciliano
2 colheres de manteiga
3 batatas grandes
Azeite
* Sálvia
* Tomilho
* Alecrim
* Alcaparras
* Orégano
Pimenta do reino moída
Sal
* quantidade necessária ( + ou - 1 colher de sopa), as ervas são frescas, se for usar ervas desidratadas, deixe-as hidratar no suco do limão siciliano antes de temperar o salmão.
Preparo
Numa travessa de metal, coloque o papel alumínio (suficiente para embrulhar o salmão), em cima do papel coloque o salmão com o couro para baixo, na sequencia tempere com sal (gosto de usar o saleiro da mesa, temos maior controle na quantidade), pimenta do reino, tomilho, alecrim, sálvia, orégano alcaparras, azeite, raspas da casca e suco do limão siciliano. Reserva a manteiga. Embrulhe com cuidado deixando no centro da forma.
Descasque e corte as batatas rodelas finas (1 cm), acomode ao redor do embrulho do salmão, regue azeite e tempere com sal, alecrim, orégano, e tomilho. Deixe o salmão marinar por mais ou menos 40 min, as batatas também irão absorver os temperos e o azeite.
Após ligue o forno e deixe assar por 30 min (200º), verifique se as batatas estão macias. Para finalizar, prepare uma travessa (de preferencia a de vidro), abra o papel alumínio (não deixe o caldo escorrer nas batatas), retire as ervas que estão em cima do salmão e faça uma cama na travessa, com uma espatula retire a pele debaixo do salmão e coloque-o em cima das ervas (assim a parte sem o couro também absorve o sabor das ervas), cubra o filé com a manteiga, ao lado acomode as batatas e volte o salmão para o forno por mais 20 min para dourar. Em alguns fornos esse tempo pode ser menor.
Sirva imediatamente
Opcional Molho de alcaparras
Ingredientes
5 colheres de alcaparras
1 xícara de vinho branco seco
1 xícara de água
2 colheres de alho poró
1 colher de café rasa de amido de milho
azeite
Preparo
Lave e escorra a alcaparra, refogue-as no azeite com o alho poró, em seguida adicione a água, e o vinho branco, deixe no fogo baixo até diminuir o liquido na metade dissolva o amido de milho em um pouco água, mexa até dar consistência.
bom apetite!
Nádia
Nenhum comentário:
Postar um comentário