A sugestão de entrada faz parte do trio de pastas: coalhada seca, pasta de berinjela, e Hommus.
*Ingredientes para a coalhada fresca:
1 litro de leite tipo A
2 colheres (sopa) de coalho
Modo de preparo
Prepare a coalhada fresca*.
Mexa bem e despeje em um saco de algodão, de trama bem fechada. Amarre a boca do saco, pendure e deixe o soro escorrer por um período de 10 a 12 horas. Quanto mais tempo a coalhada ficar escorrendo, mais dura e ácida ela será. Depois desse tempo, retire a coalhada, passe por uma peneira, coloque o sal e misture bem.
Leve à geladeira. Sirva acompanhada de azeitonas, hortelã fresca ou seca, ervas e especiarias como záthar, alho, cebolinha, salsa e claro pão árabe.
*Para preparar a coalhada fresca:
Coloque o leite numa panela, leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e deixe amornar até atingir a temperatura de, aproximadamente, 45ºC. Não dispondo de um termômetro, proceda da seguinte maneira: coloque o dedo no leite e conte até dez ; se suportar a temperatura, este será o ponto ideal para fazer a coalhada.
À parte, dilua o coalhado em um pouco do próprio leite morno e junte ao restante. Mexa bem, airando com uma concha, da seguinte forma: mergulhe a concha no leite, levante-a e, do alto, verta o leite de modo a fazer espuma e oxigenar. Repita o procedimento algumas vezes.
Coloque em um ou mais recipientes (de preferência de cerâmica ou louça), tampe e envolva com um pano grosso para manter o calor. Deixe repousar por duas horas, no verão, e três horas, no inverno, sem mexer. Após coalhar, leve à geladeira por, no mínimo, duas horas antes de consumir.
PS - O coalho é uma porção de coalhada extraída de outra, feita anteriormente. Outra opção é usar, como coalhado, iogute natural. Neste caso, porém, nas primeiras vezes a coalhada ficará ácida.
Rendimento: 3 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário