quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Receita de charuto de repolho

Foto: Ricardo Assumpção
Você já experimentou o merche de repolho? Com certeza, se você nunca experimentou já ouviu falar, mas não com este nome, e sim como charuto de repolho. A iguaria é de origem grega e um prato muito comum na Síria.

Em grego, o merche é pronunciado como yarback e é um sucesso em muitos restaurantes, a variação deste prato pode ser feita com folhas de uva, acelga ou couve. 

Este da foto foi preparado pela Dona Marilda, uma expert na culinária mundial.

Vai a dica!

Ingredientes:
folhas de 1 repolho
1 e 1/2 litros de água
1 xícara de arroz cru
200 gr de carne moída crua
3 cubos de caldo de carne
1 colher de sopa de azeite
pimenta chilli ou dedo de moça picada (a gosto)
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
200g de molho de tomate

Modo de preparo:
Separe as folhas do repolho com muito cuidado pois elas rasgam com facilidade. A melhor dica aqui é seguir a folha que está por cima até o talo, chegando lá, corte a base da folha com uma faca e vá puxando com cuidado. Se rasgar um pouco não tem problema.
Outra opção é cortar o talo fora, que as folhas se desprenderão.
Coloque a água toda para ferver em uma panela grande com os 3 cubos de caldo de carne esfarelados com a mão mesmo. Depois que a água começar a ferver, vá colocando as folhas de repolho (pode colocar de 2 a 3 de uma vez) e espere alguns minutos até elas murcharem e ficarem maleáveis. Quando isso acontecer, retire-as da água e reserve.

Recheio:
Em uma tijela misture o arroz cru, a carne crua, o azeite, a cebola, o alho e a pimenta e mexa com uma colher.

Montando os charutos:
Depois que você retirou as folhas de repolho da água, espere um pouquinho para elas darem uma esfriada, afinal você irá manuseá-las. Abra a folha sobre uma tábua ou superfície limpa colocando o talo( a parte grossa do meio da folha) não na horizontal, mas de pé, perpendicular a você.
A base da folha onde fica o talo é muito grossa na parte superior, você pode, então, cortar essa parte com a faca, para facilitar na hora de enrolar.
Coloque um pouco do recheio na ponta da folha e comece a enrolar. Depois da primeira volta, quando o recheio já estiver coberto, dobre as pontas para dentro e volte a enrolar até o fim. Coloque um palito de dente em cada extremidade e um no meio para garantir que o charuto está bem fechado.

Aquela água que você cozinhou as folhas, volte a fervê-la. Quando isso acontecer, coloque os charutinhos prontos lá dentro e deixe que cozinhem por 25 minutos mais ou menos. É o tempo do arroz cozinhar.
Retire os charutos da água e pronto. É só servir!

Dica:
A pimenta dedo de moça é bem forte, para amenizar o ardume retire as sementes! Abra a pimenta no sentido do seu comprimento e raspe com uma faca as sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário