quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bruschetta


A bruschetta é uma saborosa iguaria italiana, existem muitas histórias sobre sua origem, uma delas é que trabalhadores rurais consumiam as bruschettas como forma de aproveitar os pães amanhecidos.

A receita classica é com pão italiano e queijo derretido. Há, porém, muitas variações para se preparar a iguaria, segue abaixo uma receita que faço constantemente.

Esta receita foi apresentada no Programa de TV Mulher.com da TV século 21, por Nádia Bernardelli do blog Temperos e Especiarias
. Assista o vídeo


Confira a receita 

Ingredientes
4 pães (tipo francês) ou 2 (baguetes de pão italiano)
5 tomates picados em cubinhos
½ cebola picada em cubinhos
2 colheres de café de chimichurri
4 colheres de sopa de azeite
300 gramas de mussarela (fatias finas)
Pimenta do reino
Folhas de manjericão
Sal
Opcional – azeitonas pretas picadas

Modo de fazer
     Em uma recipiente, misture o tomate, a cebola, o chimichurri, algumas folhas de manjericão picadas, o sal e parte (duas colheres) do azeite. Misture bem, com cuidado. Reserve
    Pré aqueça o forno na temperatura máxima. Corte o pão em 15 fatias, de preferência na diagonal, para aumentar a área de recheio. Regue com fios de azeite.
    Arrume as fatias de pão numa assadeira e leve ao forno por quatro minutos, esta ação é para deixar o pão mais crocante, portanto não os deixe torrar.
    Abaixe a temperatura do forno para 190 ºC. Retire as fatias do forno e cubra com a mussarela fatiada (uma fatia pode ser dividida em duas partes, reserve o restante) em seguida coloque a mistura de tomate (mesma quantidade em cada torrada) após, salpique o restante de mussarela fatiada cortada em quadrados.
    Volte às fatias para o forno até que os ingredientes iniciem o processo de cozimento, que deve durar cerca de 10 minutos. Esta etapa dependerá da sua preferência em estar mais ou menos crocante.

Sirva imediatamente.
Rende 15 porções


Dicas: para um jantar ou serviço de uma festinha, podemos encontrar em alguns supermercados  pães italianos já fatiados

Nenhum comentário:

Postar um comentário