segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Baby Beef Bahia recebe Festival Gastronômico da Sustentabilidade



Em homenagem ao Dia do Agricultor Familiar, 25/07, o restaurante Baby Beef Bahia realiza, de 25 de julho a 30 de agosto, o Festival Gastronômico da Sustentabilidade. O evento é uma parceria do grupo EAO Alimentos e Bebidas com a Cultiverde, a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), a Cooperativa dos Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do consumo de produtos sustentáveis. Além disso, apresentar as Alianças Cooperativas do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS).
Durante o Festival, os clientes conhecerão o palmito, a tilápia, a farinha de mandioca em deliciosas receitas do chef Izaqueu Novaes. Também estarão expostos produtos de artesanato das cooperativas.  
Ao todo, sete pratos serão servidos no Baby Beef Bahia em ocasião do evento. Outros restaurantes da holding EAO Alimentos e Bebidas também participarão do Festival, com, dois pratos no Baby Beef Gamboa e um no Baby Beef Express dos Shoppings Salvador, Iguatemi e Paralela e do Shopping Jardins, em Aracaju.

 Cardápio do Festival
Entre os pratos do cardápio pensado especialmente para o evento estão: 
·         RISOTO DE QUEIXADA COM PALMITO DE PUPUNHA
·         TILÁPIA CROCANTE DE MANDIOCA COM FAROFA DE PALMITO
·         BEEF DE ANCHO COM RISOTO DE PALMITO
·         QUEIXADA À BAVIERA COM PALMITO DE PUPUNHA
·         T-BONE DE CORDEIRO NA BRASA COM PIRÃO DE CARNE E PALMITO
·         TILÁPIA A BELLE MUNIERE COM ARROZ DE LENTILHA

 Sobre o PDIS
Onze municípios formam o Baixo Sul da Bahia, que é habitado por cerca de 270 mil pessoas. Na região, as belezas naturais e o potencial agrícola contrastam com a situação de pobreza, um entrave para o desenvolvimento local. Nesse contexto, a sociedade civil organizada, os Governos Federal, Estadual e Municipais, a iniciativa privada e a Fundação Odebrecht criaram o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), para promover a inclusão social e transformar a realidade de comunidades da zona rural.
Em 2010, o PDIS recebeu o Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas, na categoria “Melhorando a participação cidadã nos processos de decisões públicas através de mecanismos inovadores”. O Programa foi o único na América Latina e Caribe contemplado nesta edição. Uma realização da Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento da ONU, a premiação dá destaque às organizações que contribuem para a melhoria da administração pública.
 O Palmito da Cultiverde
Consumir de maneira consciente e saudável é um hábito que vem se incorporando cada vez mais ao cotidiano do consumidor. E a qualidade dos produtos sustentáveis vem interferindo diretamente na escolha final das pessoas. É nessa esfera que a Cultiverde oferece, desde 2003, o palmito de pupunha produzido pela Cooperativa de Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm). O produto é produzido com base na agricultura familiar, tem sua qualidade reconhecida internacionalmente e é a fonte de renda de diversas famílias. O projeto tem o objetivo principal de promover a inclusão social e fomentar a geração de trabalho e renda na região do Baixo Sul.
Atualmente, a cooperativa conta com 499 pequenos agricultores. Além de trazer trabalho digno aos cooperados que cultivam o palmito em suas propriedades, a produção gerou também cerca de 70 empregos com a parceria firmada com uma agroindústria da região para o beneficiamento na mesma localidade onde é cultivado.
A Coopalm conquistou o Prêmio Cooperativa do Ano 2010 na categoria “Gestão para a Qualidade”. A premiação tem o objetivo de reconhecer iniciativas pautadas na inovação, criatividade e eficiência, e torná-las referências para o setor. Foram avaliados 114 projetos enviados por 91 cooperativas e os 12 vencedores participaram de solenidade em Brasília, em outubro.
No processamento do palmito, a Coopalm foi a primeira indústria a obter o selos que atestam o Sistema de Qualidade, o que trata da questão ambiental e o que assegura a segurança alimentar. Além disso, a empresa possui também a Certificação Rainforest Alliance que comprova a Responsabilidade Social e Ambiental dos produtos.

O QUE: Festival Gastronômico Da Sustentabilidade
QUANDO: 25/07 a 30/08
ONDE: Baby Beef Bahia, Gamboa e Express


Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário