sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tomate seco caseiro

Mais uma receita apresentada por Nádia Bernardelli do blog Temperos e Especiarias no programa mulher.com da rede de TV século 21.



Ingredientes
 2 ½ kg de tomates maduros e firmes de preferência italianos
 Açúcar (para misturar ao sal, controla a acidez)
  Sal
  Alho
Azeite de oliva extra virgem
 Chimichurri ou Orégano
 Folhas de Louro
 Manjericão

Modo de fazer

     Lave os tomates, é importante estarem secos no processo. Corte os tomates ao meio, retire todas as sementes, arrume-os com o lado cortado para cima, lado a lado, sobre uma assadeira,  e não que os tomates fiquem uns sobre os outros (esse detalhe é muito importante).
    Polvilhe-os levemente a mistura de sal e açúcar, se quiser acrescente ervas como o orégano, folhas de louro.
    Leve ao forno microondas. Asse até que os tomates encolham e fiquem secos, aproximadamente 45 mim. Verifique-os de tempo em tempo, e retire a água da assadeira, e vire-os a cada 20 min, os tomates devem ficar flexíveis e não quebradiços tomates pequenos secarão mais rapidamente que os grandes. Após  leve a assadeira ao forno convencional e deixe por aproximadamente 20 mim. 
    Para conservar coloque-os em um pote,  adicione os tomates , tente fazer camadas, ou seja, coloque 3, 4 tomates, forrando bem uma camada, então regue com o caldo de azeite, sal,  alho e chimichurri, louro e manjericão, então comece uma nova camada, fazendo o mesmo procedimento. Ao encher o pote, feche o mesmo e deixe na geladeira por pelo menos 24 horas, antes de consumir.

Atenção: o produto final deve ficar perfeitamente seco, mas não crocante,  a fim de evitar o crescimento de bactérias. Os tomates secos conservados em óleo com ervas frescas ou alho devem ser refrigerados.  Assim que aberto, devem ser refrigerados e usados num prazo de duas semanas.
    Se quiser simplificar tudo e comprar pronto, entre em contato com a Mamma 1938758290   ma.ssump@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário